Não são raros, no mercado publicitário, os casos de agências de propaganda que firmam com seus clientes relações vampíricas. Tudo começa com o processo de sedução sustentado em mil promessas , números, oportunidades e resultados. Discursos de fazer inveja aos melhores pregadores religiosos e que, aos olhos dos clientes, por vezes brilham como o mais puro ouro.
Lógico que elas (as agências vampíricas) jamais se aproximam da suas vítimas sem ter certeza ou ao menos supor que ela será fonte de faturamento expressivo a curto prazo ou no máximo médio prazo. "Quanto vamos faturar em produção? quanto em mídia? Em criação? E prêmios? Dá pra ganhar prêmios?". Ora isso tudo não precisaria ser visto com maus olhos se ouvesse de fato intenção destas agências em realizar um trabalho árduo para gerar uma contra-partida em que os resultados realmente se efetivassem. Só que não é isso que acontece porque vampiros têm pouco a oferecer e muito a tirar. E quando a empresa se dá por conta de que tudo foi maquiavelicamente arquitetado, já se gastou demais em investimentos de necessidade questionável e já se perdeu muito tempo com uma agência que se não for para obter grandes lucros começa a fazer o famoso "corpo mole", a dar um atendimento aquém do esperado, e a ir esfriando, aos poucos, aquela relação que prometia ser a melhor de todas as parcerias já vistas.
Agências vampíricas acabam por se revelar. Não estão com uma empresa para o que der e vier, na verdade estão apenas para o que der, porque se não der, a empresa já não é mais problema deles.
Como identificar uma agência de perfil vampírico (serve para as meramente incompetentes também):
Verifique se agência não ganha e perde contas a toda hora e não pode lhe dizer que tem um cliente há 5, 6 ou 10 anos.
Agências vampíricas sempre perguntam qual seu investimento médio em mídia e produção por ano ou mês.
Agências vampíricas garantem resultados sem ao menos conhecer a fundo toda a história e situação atual da empresa no mercado.
Agências vampíricas adoram oferecer pacotes imensos de serviços extras como forma de tentar forjar uma excelente relação custo x benefício
Para afastar uma agência vampírica não são necessários cruxificos ou alhos. Basta o teste da verdadeira parceria.
Diga aos atendimentos que você não paga mídia ou produção porque compra tudo diretamente, que oferece um fee mensal mas nada dentro dos moldes absurdos que a agência (agora sabendo que você não dá mídia e produção) sugeriu. Diga que, além disso, você tem um volume considerável de trabalho ao mês e que quer muita, mas muita agilidade e precisão na entrega dos trabalhos. Antes de você terminar seu discurso a agência vampírica já terá batido asas como um morcego assustado.
Quando uma agência faz um trabalho sério, criativo, competente e de resultados pensando sempre na parceria com seu cliente a longo prazo, ela jamais enrola, aumenta ou inventa. A TM não se propõe apenas a contar estórias para os seus clientes, mas sim a fazer história com os seus clientes.
É bom pensar nisso. É bom pensar em uma agência para o que der e vier.
Lógico que elas (as agências vampíricas) jamais se aproximam da suas vítimas sem ter certeza ou ao menos supor que ela será fonte de faturamento expressivo a curto prazo ou no máximo médio prazo. "Quanto vamos faturar em produção? quanto em mídia? Em criação? E prêmios? Dá pra ganhar prêmios?". Ora isso tudo não precisaria ser visto com maus olhos se ouvesse de fato intenção destas agências em realizar um trabalho árduo para gerar uma contra-partida em que os resultados realmente se efetivassem. Só que não é isso que acontece porque vampiros têm pouco a oferecer e muito a tirar. E quando a empresa se dá por conta de que tudo foi maquiavelicamente arquitetado, já se gastou demais em investimentos de necessidade questionável e já se perdeu muito tempo com uma agência que se não for para obter grandes lucros começa a fazer o famoso "corpo mole", a dar um atendimento aquém do esperado, e a ir esfriando, aos poucos, aquela relação que prometia ser a melhor de todas as parcerias já vistas.
Agências vampíricas acabam por se revelar. Não estão com uma empresa para o que der e vier, na verdade estão apenas para o que der, porque se não der, a empresa já não é mais problema deles.
Como identificar uma agência de perfil vampírico (serve para as meramente incompetentes também):
Verifique se agência não ganha e perde contas a toda hora e não pode lhe dizer que tem um cliente há 5, 6 ou 10 anos.
Agências vampíricas sempre perguntam qual seu investimento médio em mídia e produção por ano ou mês.
Agências vampíricas garantem resultados sem ao menos conhecer a fundo toda a história e situação atual da empresa no mercado.
Agências vampíricas adoram oferecer pacotes imensos de serviços extras como forma de tentar forjar uma excelente relação custo x benefício
Para afastar uma agência vampírica não são necessários cruxificos ou alhos. Basta o teste da verdadeira parceria.
Diga aos atendimentos que você não paga mídia ou produção porque compra tudo diretamente, que oferece um fee mensal mas nada dentro dos moldes absurdos que a agência (agora sabendo que você não dá mídia e produção) sugeriu. Diga que, além disso, você tem um volume considerável de trabalho ao mês e que quer muita, mas muita agilidade e precisão na entrega dos trabalhos. Antes de você terminar seu discurso a agência vampírica já terá batido asas como um morcego assustado.
Quando uma agência faz um trabalho sério, criativo, competente e de resultados pensando sempre na parceria com seu cliente a longo prazo, ela jamais enrola, aumenta ou inventa. A TM não se propõe apenas a contar estórias para os seus clientes, mas sim a fazer história com os seus clientes.
É bom pensar nisso. É bom pensar em uma agência para o que der e vier.